O 62º Batalhão de Infantaria (62º BI) começou no Rio de Janeiro há 225 anos, quando foi criado pelo Regimento de Moura, uma corporação que veio da corte portuguesa para o Brasil com o objetivo de combater a invasão espanhola no território nacional e se nacionalizou.
De lá para cá, a corporação passou por outras cidades e Estados até se estabelecer em Joinville há 100 anos, em março de 1918, com o objetivo de trazer "brasilidade" à região, num momento em que despontavam as colônias alemãs e italianas no Sul.
Para o exército, tanto a data de 10 de março quanto a de 23 de outubro são muito significativas para a cidade. A primeira delas, porque remonta ao encontro da sociedade militar recém-chegada a uma Joinville ainda em formação, com apenas 67 anos de história. Já a segunda por relembrar o momento exato de formação de um dos mais antigos e ainda vigentes Batalhões de Infantaria do País.
Um batalhão forte, composto de soldados destemidos e determinados, que fazem dos desafios apresentados motivos de superação. Uma unidade que acredita na sua capacidade de transformar ideias em ação, que mantém em alto nível sua operacionalidade, protege a família militar de hoje e de sempre, sem perder de foco a necessária integração com a sociedade joinvillense.
Redes Sociais